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A LIGAÇÃO ENTRE A RESPIRAÇÃO CORRETA E A BOA ORATÓRIA
A sensação de falta de ar ao falar é algo comum. Existem pessoas que sentem dificuldades na hora de concluir frases devido a essa questão – e, nessas horas o problema geralmente é o mesmo: a respiração não está correta.

Muito disso acontece devido à ansiedade ou estresse, que podem ser sentidos na hora de se apresentar em público e faz com que palavras e frases sejam “cortadas” ao meio para que a pessoa possa parar por alguns segundos, encher o seu pulmão de ar e voltar a falar. “Quando isso acontece é visível que algo não está certo. Quando uma pessoa está discursando ou até mesmo cantando e precisa parar em ‘horas erradas’ para respirar, existe alguma coisa que precisa ser corrigida”.

Além da ansiedade, nervosismo e estresse, outro problema comum que abrange essa questão é o fato de a pessoa já ter se acostumado a respirar de forma errada, seja inspirando menos ar do que poderia, seja puxando o ar pela boca. “Apesar de o ato de respirar ser algo automático para o ser humano, ele também muda de acordo com manias e com o estado psicológico da pessoa. Não é a toa que quando se está nervoso, respira-se mais pela boca. É algo que o próprio organismo faz como mecanismo de defesa, para não faltar ar – e isso prejudica na hora de fazer um bom discurso”.

Para pessoas que sofrem com esses problemas, como sentir a sensação de ter pouco ar no pulmão na hora de falar pequenas frases ou de estar falando e ter que puxar o ar de forma brusca repetidamente a fim de aliviar a sensação de que falta oxigênio, existe uma solução: aprendizagem, prática e dedicação.

O primeiro passo para melhorar a respiração é: observe o modo que você respira. Ao puxar o ar, o que enche mais, o seu abdômen ou o seu peito? “Quando o peito fica mais ‘inchado’, é sinal de que você usa mais a parte superior dos pulmões, não utilizando toda a capacidade do sistema respiratório”, esclarece o palestrante, que hoje é dono de cinco empresas no ramo de prestações de serviços.

A respiração ideal acontece quando todo o pulmão é preenchido pelo ar – e, quando isso acontece, há a movimentação do diafragma, que projeta ligeiramente a barriga. “Para reaprender a respirar dessa forma, uma dica é deitar-se e passar alguns minutos tentando mexer o mínimo do peito e o máximo dos pulmões. Quanto mais fundo você respirar, mais o ar vai até o fim dos seus pulmões – e mais você vai se sentir relaxado, parecendo que estão ‘desenferrujando’ os pulmões”.

O segundo passo para melhorar a respiração é: faça exercícios aeróbicos, como caminhadas e corridas leves, - isso faz com que o seu pulmão se ‘exercite’ e se expanda, abrindo mais espaço para a entrada de ar. “Da mesma forma que é importante fazer exercícios físicos para ‘manter a forma’, também é importante afastar a rigidez e falta de elasticidade do pulmão – e isso muito disso é conquistado por meio de exercícios aeróbicos”.

O terceiro passo é: lembre-se que respirar é importante. Pessoas que apenas despojam informações sem respirar no meio, chegam ao fim das frases se atropelando e comendo palavras. “Nesse caso, uma dica é ler em voz alta, já que isso ajuda na reeducação da respiração e da fala. Observe os sinais de pausa e aproveite-os para adequar a sua respiração. Treinando dessa forma, ao falar em um discurso, já estará mais adaptado às pausas e ritmo de fala”.
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(Publicado em 27/04/2015)
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