Para muitas empresas, o custo da energia é alto, assim, melhorando a sua eficiência energética, pode ser a chave para manter a competitividade.
Um grande número de empresas e organizações já integraram um Sistema de Gestão de Energia para reduzir o consumo. Agora, porém, eles podem levar este exercício um passo adiante com a nova norma ISO 50002:2014, norma internacional sobre auditoria energética, que irá ajudá-los a tomar decisões a partir de informações sobre como eles usam a sua energia.
A melhor análise da situação energética
"As auditorias energéticas são uma ferramenta para reduzir o consumo de energia e encontrar uma solução de longo prazo", explica o Kit Oung, o líder do projeto que desenvolveu a norma ISO 50002. "Eles ajudam a identificar e priorizar oportunidades de melhoria de desempenho energético, reduzir o desperdício de energia e obter benefícios relacionados ao meio ambiente".
Os resultados da auditoria incluem informações essenciais sobre o uso de energia atual e desempenho e recomendações de melhorias em uma ampla gama de áreas, incluindo os controles operacionais, controles de manutenção, modificações e projetos de capital. Agora, as empresas podem melhorar o seu desempenho energético, bem como a condução de benefícios financeiros.
A nova norma estabelece os princípios e regras para a realização de auditorias energéticas e como harmonizar processos básicos comuns de auditoria. Além disso, esta abordagem comum permitirá que as organizações façam comparações de resultados entre si.
Mais para vir
A ISO 50002 foi projetado para complementar a norma ISO 50001, que se concentra no desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Energia. Outras normas em desenvolvimento para um futuro próximo:
- ISO 50003 estabelece requisitos aplicáveis aos organismos que prestam auditoria e certificação de sistemas de gestão de energia.
- ISO 50004 relativa a orientações para a implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão de energia
- ISO 50006 para medição do desempenho energético utilizando linhas de base de energia (ENB) e indicadores de desempenho energético (IEVP).
- ISO 50015 para medição e verificação do desempenho energético nas organizações.
|